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CENTRO DE REABILITAÇÃO E TRIAGEM DE ANIMAIS AQUÁTICOS

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Localizado no Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA) realiza o resgate e a reabilitação de animais marinhos no litoral norte de São Paulo. As principais ocorrências atendidas pelo CRETA são de aves marinhas (como os pinguins, por exemplo), pinípedes (focas, lobos e leões-marinhos) e cetáceos (baleias e golfinhos). Quando ocorre o aparecimento de algum animal terrestre, o Instituto o encaminha para as instituições responsáveis.

Em geral, estes animais resgatados pelo Instituto Argonauta recebem tratamento individual com foco no aumento da temperatura corpórea, ganho de peso e hidratação, além de outros procedimentos específicos de recuperação para cada espécime.

Entre o período de abril de 2000 a março de 2013 foram atendidos 2110 animais marinhos, sendo que cerca de 40% destes animais foram reabilitados e devolvidos à natureza.

As atividades de resgate e reabilitação desenvolvidas pelo CRETA visam o desenvolvimento e uso de estratégias que tornem mais efetivas as atividades relacionadas à recuperação e soltura dos animais, proporcionando uma chance real de sobrevivência. Propõe-se, também, a realização de trabalhos educativos junto às colônias de pescadores, comunidades tradicionais, profissionais da área, estudantes e comunidade em geral, para que contribuam com a elaboração de uma rede de informações sobre as ocorrências destes animais, de acordo com sugestão do Plano de Ação de Mamíferos Aquáticos do Brasil.

O Instituto Argonauta participa da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos no Sudeste (REMASE), a qual está sendo criada a exemplo da Rede de Encalhe Mamíferos do Nordeste (REMANE), Portaria IBAMA nº. 143-N, de 22/10/1998.

Atualmente, o Instituto Argonauta recebeu do Ministério Público a cessão de uma área para a implantação do CRETA, e somando-se aos apoios, doações, patrocínio do Aquário de Ubatuba e convênio com a Petrobras, proporcionará melhorias na infraestrutura para o atendimento.