Home / Cursos e Palestras / Curso: Programa de Monitoramento de Praia – Sergipe

jan 14th

2016

Posted in Cursos e Palestras
Comments 0

O Convênio MAR realizou em Aracaju, na semana passada, o Workshop de Pesquisa e Capacitação dos Médicos Veterinários que atuam no Programa Regional de Monitoramento de Encalhes e Anormalidades (PRMEA) da Bacia SEAL – medida de avaliação de impactos ambientais exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. A capacitação aconteceu na base Farolândia da FMA, nos últimos dias 11 e 12.

O evento foi dividido em teoria e prática, com temas relacionados à reabilitação de tartarugas marinhas, parasitas de importância e lesões associadas, formas de coleta, conservação de amostras e discussões de casos. Amigo da FMA desde 2011, representante da BW Consultoria Veterinária, o médico veterinário Dr. Max Werneck, levantou discussão com a equipe sobre parasitologia em tartarugas marinhas, sua especialidade. “Já faz um bom tempo que eu e a Fundação interagimos de alguma forma, analisando materiais coletados, e publicando trabalhos científicos. Sempre colhemos bons frutos e essa oportunidade de vir compartilhar conhecimento com a equipe é interessante”, avalia.

Segundo ele, o nível da equipe de veterinários do Convênio MAR é compatível aos esforços realizados em prol da conservação marinha: “É bem alto. Isso parece ser reflexo da Fundação de um modo geral, diante de todos seus trabalhos publicados e tamanha experiência no segmento. Sem dúvida é um prazer ter compartilhado com a FMA um pouco do que fazemos”, finaliza Dr. Max Werneck.

Já a médica veterinária do Laboratório de Química Orgânica da Universidade de São Paulo (USP), Drª Paula Baldassin, participou na manhã do dia 12, trabalhando a temática ‘contaminantes ambientais’. Em seguida teve espaço ainda para discussão e esclarecimento de dúvidas, pois no período da tarde, a equipe colocou a mão na massa e praticou os conhecimentos adquiridos na parte prática do evento realizada em laboratório.

Para a coordenadora da equipe PRMEA, Janayna Bouzon, a capacitação foi uma oportunidade de renovar conceitos e reavaliar procedimentos. “É importante haver essa troca de conhecimentos, pois a equipe atua de forma constante na reabilitação de animais marinhos e necessita sempre de atualização e novos olhares”, considera.

Texto de Raquel Teixeira de Figueiredo Passos

Confira o cronograma:

Horário Segunda-Feira 11/01/2015 Terça-Feira 12/01/2015
08:00 – 08:30 Abertura e Apresentações Iniciais Contaminantes ambientais (Dra. Paula Baldassin)

  • Coleta e Conservação de Hidrocarbonetos;
  • Organoclorados
  • Coleta e Conservação de Amostras Biológicas;
  • Óleo;
08:30 – 10:30 Reabilitação de tartarugas marinhas

  • Contenção
  • Coleta de sangue
  • Fibropapilomatose
  • Animais debilitados
10:30 – 10:45 Intervalo Intervalo
10:45 – 12:00 Reabilitação de tartarugas marinhas

  • Lesões por pesca
  • Ingestão de lixo
  • Colisões com embarcações
Espaço Aberto para Discussões e Esclarecimento de Dúvidas.

  • Coleta e Conservação de Amostras Biológicas;
  • Determinação da Causa Mortis
  • Eutanásia
12:00 – 13:00 Almoço Almoço
13:10 – 15:45 Parasitas de importância em tartarugas marinhas e lesões associadas. Formas de coleta e conservação de amostras. Discussão de casos Visita a área de reabilitação, Possibilidade de prática (Técnicas de Necropsia e coleta de amostras), Discussões e Esclarecimento de Dúvidas.
15:45 – 16:00 Intervalo
16:00 – 17:00 Discussão de casos clínicos e pesquisa. Retorno para Aracaju.

Clique e veja matéria no site da Fundação Mamíferos Aquáticos.

Leave a comment

Your email address will not be shared or published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.