Home / Serviços

Ondas

PMAVE» PMAVE

O Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna – PMAVE, tem como objetivo, registrar todas as ocorrências envolvendo aves debilitadas, feridas ou mortas nas embarcações e plataformas, bem como aglomerações de avifaunas nas estruturas das mesmas.

Para isso, a BW Consultoria Veterinária conta com uma equipe técnica habilitada a executar, quando necessário, procedimentos que envolvam captura, coleta, transporte ou manejo dos animais visando sempre o bem estar animal e a segurança da equipe operacional.

Ondas

PRONTIDÃO E ATENDIMENTO DE FAUNA MARINA» PRONTIDÃO E ATENDIMENTO DE FAUNA MARINA

A atividade de pesquisa sísmica marinha é provavelmente a ferramenta exploratória mais eficiente na pesquisa de petróleo e óleo. Sem esta ferramenta os desafios referentes a coleta e interpretação de dados seria praticamente impossível de serem ultrapassados.

Atualmente no trabalho de pesquisa sísmica marinha são utilizados navios com grande autonomia e capacidade de coleta e interpretação de dados. Embora haja uma grande avanço tecnológico e altos custos no investimento, em algumas situações a fauna marinha (mamíferos, aves e quelônios) ainda possa ser impactada por este tipo de empreendimento.

Desta forma a BW Consultoria Veterinária através de parceria com empresas oferece o serviço de prontidão para no atendimento veterinário visando o atendimento de animais que possam ser afetados pelo trabalho de pesquisa sísmica marinha. Oferecendo assim suporte técnico rápido e eficiente, identificando as alterações nestes organismos em tempo real juntamente com as equipes embarcadas.

Ondas

BWVet
» PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE PRAIA.

A BW Consultoria Veterinária atua no programa de monitoramento de praia que ocorre no litoral brasileiro.

Prestamos serviços de identificação parasitológica e auxiliamos as equipes veterinárias no atendimento dos animais debilitados encontrados nas praias.

Validamos e discutimos os casos clínicos e necropsias com os profissionais envolvidos, juntamente com os achados laboratoriais.

Fornecemos capacitações nos mais diversos temas:

  • reabilitação;
  • contaminação ambiental;
  • parasitologia;
  • encalhe de praia;
  • necropsias;
  • coleta de material biológico.

A equipe é composta por veterinários com experiência prática na área e com titulações, como mestres e doutores.

» ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS:

WERNECK, M. R., BALDASSIN, P., DAZEREDO, F., TRAZI, A., BERGUER, B. The Hawksbill Sea Turtle Eretmochelys imbricata Linnaeus 1758 (Testudines, Cheloniidae) as new host of  Hapalotrema postorchis Rao, 1976 (Digenea: Spirorchiidae). Comparative Parasitology. , v.81, p.75 – 78, 2014.

WERNECK, M. R., BALDASSIN, P., TORRES, F., TRAZI, A., BERGER, B. Report of Carettacola stunkardi (Martin & Bamberger, 1952) Dailey, Fast & Balazs, 1991 (Digenea: Spirorchiidae) infecting Green turtle Chelonia mydas Linnaeus, 1758 (Testudines, Cheloniidae) in Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso). , v.73, p.675 – 676, 2013.

GUIMARAES, J., FEBRONIO, A., VERGARA-PARENTE, J., WERNECK, M. R. Lesions associated with Halocercus brasiliensis Lins de Almeida, 1933 in the lungs of dolphins stranded in the northeast of Brazil. The Journal of Parasitology. Previsão de publicação em 2015.

WERNECK, M. R., SOUZA, V. R., TRAZI, A., BERGER, B. Monticellius indicum Mehra, 1939 (Digenea: Spirorchiidae) in a Hawksbill Turtle, Eretmochelys imbricata Linnaeus 1758 (Testudines, Cheloniidae) from Brazil. Comparative Parasitology. Previsão de publicação em 2015.

WERNECK, M. R., AMORIM, D. B., BLAIR, D. Olive Ridley`s turtle Lepidochelys olivacea (Eschscholtz, 1829) from Brazil as a new host to Pyelosomum cochlear Looss 1899 (Digenea: Pronocephalidae). Comparative Parasitology. Previsão de publicação em 2015.

WERNECK, M. R., SOUZA, G., BERGER, B., TRAZI, A., RIBEIRO, R., SILVA, M. A., LEANDRO, H. J., CARVALHO, E. C. Q. Pathological changes by Hapalotrema postorchis Rao 1976 (Digenea: Spirorchiidae) in a green turtle Chelonia mydas Linnaeus 1758 (Testudines, Cheloniidae) from Brazil. Helminthologia (Tlacené Vydanie). , 2015. 

» ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO EM REVISTAS CIENTÍFICAS:

WERNECK, M. R., BINOTI, E., MARTINS, I. V. F., CALAIS JUNIOR, A., GOMES2, M. C., BOELONI, J. N., TRAZI, A., BERGER, B. Occurrence of Rhytidodoides similis Price, 1939 (Digenea: Rhytidodidae) and lesions due to spirorchiid eggs in a Green Turtle Chelonia mydas Linnaeus, 1758 (Testudines, Cheloniidae) from Brazil.. Comparative Parasitology, 2015.

Ondas

BWVet» CONSULTORIA PARA EMPREENDIMENTOS, TAIS COMO AQUÁRIOS E OCEANÁRIOS, NOS SETORES DE VETERINÁRIA E QUARENTENA:

Através de mais de 10 anos trabalhando em aquários e prestando consultoria para alguns empreendimentos nacionais (Aquário de Natal, Aquário de Ubatuba e Sabina Parque Escola do Conhecimento), oferecemos nossa expertise com as melhores soluções para projetos nas áreas de quarentena para aquários ou centros de reabilitação. Com isso oferecemos auxílio na construção de empreendimentos, tais como aquários, oceanários, no setor de veterinária e/ou quarentena.

  • Apoio nas questões técnicas, voltadas aos projetos de áreas de quarentena e atendimento médico veterinário aos animais, seja em empreendimentos particulares onde o setor de medicina veterinária deve ser gerido a fim de minimizar os efeitos negativos do cativeiro e exposição, ou em centros de reabilitação onde o rápido restabelecimento é exigido para a soltura.
  • Auxílio na gestão do banco de dados e livros de registros.

Ondas

BWVet» IDENTIFICAÇÃO PARASITOLÓGICA:

» 1. ANÁLISE PARASITOLÓGICA

O laboratório de parasitologia tem um papel fundamental na elucidação do agente etiológico nas investigações de possíveis surtos epidêmicos, na caracterização de ciclos biológicos e até identificações de possíveis hospedeiros intermediários. Além disso, serve de fundamento para patologia, diagnóstico, terapêutica, epidemiologia e profilaxia das doenças parasitárias.

Através de um trabalho em parceria com ONGs e Instituições privadas espera-se identificar os principais helmintos que afetam os animais marinhos, quantificando assim as ocorrências e identificando os locais de maior incidência, contribuindo para um estudo biológico amplo.

Além disso, a análise parasitológica nos permite ampliar o conhecimento científico das espécies gerando assim publicações em revistas nacionais e internacionais.

» 2. REQUISIÇÃO E RESULTADOS

Todas as amostras deverão ser encaminhadas, em álcool a 70% (quando possível) para a sede da BW Consultoria, via sedex, juntamente com o laudo necroscópico do animal e com a solicitação de análise parasitológica. Os resultados serão entregues em um prazo máximo de 45 dias, via e-mail.

Todas as amostras identificadas serão depositadas e mantidos em coleção da empresa BW Consultoria.

A utilização de dados e informações para publicações de caráter técnico, científico ou educativo fica condicionada a aprovação prévia de ambas as partes sendo a relevância do achado notificada ao responsável da solicitação, pela equipe da BW Consultoria Veterinária.

Ondas

Serviços
» CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS PARA COLETA DE AMOSTRAS EM ANIMAIS MARINHOS.

» CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

A BW pode oferecer (mediante consulta e estabelecimento de prazos e valores) a capacitação para veterinários sobre coleta de parasitas nas necropsias além de consultoria e análise de resultados dos monitoramentos de praia.

Nestas capacitações serão abordados temas como: técnicas de necrópsia, coleta e fixação de parasitas para envio de material biológico.

PARA A EQUIPE DE MÉDICOS VETERINÁRIOS:
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Aptos a fazerem uma necropsia correta; • Cada profissional realiza a necropsia sem um protocolo padrão
• Aptos a coletarem o material necessário para identificação no auxílio da identificação da causa mortis do animal; • Coletas de materiais errados para análise laboratorial;
QUANTO À COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO:
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Coleta de material alvo para auxílio das análises de causa mortis; • Método incorreto de preservação.
• Coleta de material não alvo para análises; • Perda do material por má preservação.

» CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS PARA A REABILITAÇÃO E NECROPSIA DE ANIMAIS MARINHOS (aves, mamíferos e quelônios).

 Capacitação abordando técnicas de contenção, vias de utilização de medicamentos, alimentação e procedimentos durante o tratamento dos vários grupos de animais, melhorando o atendimento da reabilitação, destinação e sua possível soltura. Para os animais que encontrados mortos ou que vieram a óbito durante a reabilitação a capacitação abordará os aspectos anatômicos e técnicas de necropsia em aves, mamíferos e quelônios, demonstrando a correta técnica de coleta de amostras biológicas e suas utilizações para os específicos exames solicitados.

» CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS PARA A REABILITAÇÃO E NECROPSIA DE ANIMAIS MARINHOS OLEADOS.

 Capacitação abordando técnicas de contenção, vias de utilização de medicamentos, alimentação e procedimentos durante o tratamento dos vários grupos de animais, melhorando o atendimento da reabilitação, destinação e sua possível soltura. Para os animais que encontrados mortos ou que vieram a óbito durante a reabilitação a capacitação abordará os aspectos da correta técnica de coleta de amostras biológicas e suas utilizações para os específicos exames solicitados.

» GANHOS QUE SERÃO GERADOS PELA PARCERIA COM A BW.

MÉDICOS VETERINÁRIOS
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Aptos a fazerem a reabilitação e necropsia correta; • Cada profissional trabalha sem um protocolo padrão;
• Aptos a coletarem o material necessário para identificação da causa mortis do animal; • Coletas de materiais errados pra analise laboratorial;
• Aptos a fazerem a despetrolização dos animais em uma emergência. • Inaptos a responder em caso de emergência.
COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Material alvo para análises de causa mortis; • Coleta de material não alvo para análise;
• Método correto de preservação. • Perda do material por má preservação.
ANÁLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Correta interpretação dos resultados obtidos através das necropsias, aumentando a eficiência e diminuindo a perda de valiosas informações. • Perda de dados e esforços da equipe uma vez que uma interpretação equivocada não trará qualquer benefício para o programa de monitoramento.
MONITORAMENTO E DETERMINAÇÃO DA CAUSA MORTIS
COM A CAPACITAÇÃO SEM A CAPACITAÇÃO
• Os profissionais terão embasamento para utilizar o laudo de necropsia e os resultados das análises complementares, caso haja a possibilidade da causa mortis está relacionada ou não com os contaminantes ambientais. • Cada profissional descreverá, sem embasamento, o que encontrou nas necropsias, perdendo muitas informações importantes e relevantes para a determinação da causa mortis.

Ondas

BWVet
» AVALIAÇÃO DE IMPACTOS A FAUNA PARA GRANDES EMPREENDIMENTOS.

Ondas

BWVet
» CONSULTORIA VETERINÁRIA NA REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS E SELVAGENS.

A empresa BW consultoria veterinária através de anos de experiência com reabilitação de fauna marinha e através da rede de parceiros, torna possível a pronta resposta aos animais encaminhados para reabilitação, além disso, a expertise gerada ao longo destes anos de trabalho nos permite a implantação de programas prontidão e ação contínua de reabilitação de fauna marinha e silvestre. Desta forma a BW consultoria veterinária possui plena capacidade de gerenciamento dos programas de reabilitação, desde sua estruturação, instalação e manutenção dos programas de reabilitação de fauna.

» GANHOS QUE SERÃO GERADOS PELA PARCERIA COM A BW.
PROGRAMA DE PRONTIDÃO E REABILITAÇÃO DE FAUNA
COM A CONSULTORIA SEM A CONSULTORIA
• Prontidão e profissionalismo no atendimento aos animais, minimizando os problemas aos empreendedores, uma vez que a equipe da BW consultoria veterinária gerencia todos as etapas e supervisiona todos os atendimentos. • Atendimento profissional precário aos animais que necessitam de atendimento veterinário, gerando piora na situação dos animais e custos aos empreendedores.

pontinhos_gds1