Home / Projetos

pinguim» AVALIAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM PINGUINS-DE-MAGALHÃES, SPHENISCUS MAGELLANICUS, ENCONTRADOS NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL.

  • Descrição: Este estudo tem como objetivo principal avaliar os metabólitos biliares de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), além disso, serão analisados os HPAs, pesticidas organoclorados, PCBs, PBDEs no fígado de pinguins-de-Magalhães encontrados nas praias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e no Uruguai, Argentina e Chile entre os anos agosto de 2010 e 2013. Serão avaliadas amostras já coletadas de aproximadamente 47 biles e 40 fígados de pinguim-de-Magalhães encontrados no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, que foram encaminhados para reabilitação em Ubatuba e vieram a óbito entre 2010 e 2012, além das amostras que serão coletadas no projeto.
  • Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Pássaro» CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO E SUL FLUMINENSE ATRAVÉS DA REABILITAÇÃO DE AVES MARINHAS.

  • Descrição: Contribuir para a Conservação da Biodiversidade no Litoral Norte de São Paulo e Litoral Sul do Rio de Janeiro através dos resgates de animais aquáticos encontrados nas praias, vivos ou não. Resgatar e/ou monitorar indivíduos ou carcaças de animais marinhos encontrados no litoral norte do estado de São Paulo e litoral sul do estado do Rio de Janeiro; Promover a aquisição, a produção e a divulgação de conhecimento científico voltado para a conservação da fauna aquática; Promover ações integradas de Educação Ambiental e Interação Comunitária que contribuam para a conservação da fauna aquática.
  • Financiador: Petrobrás, CEMAVE, Aquário de Ubatuba.

tartaruga» TARTARUGAS MARINHAS (CHELONIA MYDAS) NA RESERVA BIOLÓGICA DO ATOL DAS ROCAS.

  • Descrição: Contribuir para a Conservação da Biodiversidade das tartarugas marinhas, Chelonia mydas, na reserva biológica do Atol das Rocas analisando material biológico para avaliação hematológica, histopatológica, parasitária e toxicológica. Este projeto também irá avaliar a eficácia da marcação com microchips.
  • Financiadores: Igui, Górski Integradora, BW – Consultoria Veterinária, Rebio Atol das Rocas.

pinguim1» DETERMINAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICO PERSISTENTES EM PINGUINS DE MAGALHÃES (SPHENISCUS MAGELLANICUS) NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL.

  • Descrição: Este estudo tem como objetivo principal avaliar os pesticidas organoclorados, PCBs e PBDEs em fígado de pinguim-de-Magalhães encontrados nas praias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e no Uruguai, Argentina e Chile entre os anos agosto de 2008 a 2012. Tese de doutorado da médica veterinária Paula Baldassin.
  • Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

SPIRORCHIIDAE
» IDENTIFICAÇÃO DE PARASITAS DA FAMÍLIA SPIRORCHIIDAE EM TARTARUGAS MARINHAS PROCEDENTES DO LITORAL BRASILEIRO.

  • Descrição: Este estudo tem como objetivo fazer o levantamento parasitológico de helmintos da família Spirorchiidae, em tartarugas marinhas procedentes da Costa brasileira. A família Spirorchiidae agrupa 19 gêneros e destes 10 são exclusivos de tartarugas marinhas, Frequentemente, esta parasitose é responsável por causar graves lesões, principalmente pela deposição de ovos em tecidos dos hospedeiros, podendo, ocasionalmente, levá-los ao óbito. O que torna a sua identificação muito importante para a conservação de tartarugas marinhas e o conhecimento do status sanitário destes animais na região brasileira. Este projeto tem licença permanente de coleta (Sisbio 30600-1)
  • Financiador: BW Consultoria Veterinária