Home / Saiba Mais / Vulnerabilidade dos estoques pesqueiros à exploração na costa do Rio Grande do Norte

jan 23rd

2014

Posted in Saiba Mais
Comments 0

 Pesca RN

PRODEMA – Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

pontinhos_gds

Orientadora: Adriana Rosa Carvalho
Mestranda: Ludmila Damasio.

pontinhos_gds

A pesca é uma das principais atividades do Rio Grande do Norte (RN) e se destaca no país pela pesca de escala industrial de atuns e pela pesca artesanal de peixes e lagostas, que corresponde a 70 ou 80% de toda a produção pesqueira do Estado.

A pesca artesanal espalha-se por 25 municípios litorâneos e 82 comunidades pesqueiras, empregando 12 mil pescadores, a grande maioria exclusivamente dependente desta atividade. Apesar da evidente importância econômica, tanto interna quanto externa, o que se sabe sobre a pesca artesanal no RN encontra-se em boletins técnicos, anais de congressos, monografias e algumas poucas teses.

A deficiência de informações sobre a pesca impede uma análise precisa sobre o estoque pesqueiro no mundo, comprometendo as decisões e ações de conservação e manutenção da pesca.

O objetivo deste projeto é registrar dados de desembarque que contribuam com a estatística da pesca no Estado e avaliar a vulnerabilidade dos estoques, usando como indicadores a idade de maturação e a longevidade das espécies exploradas.

Para isso serão acompanhados, durante um ano, três dias por mês, os desembarques em duas importantes comunidades de pesca no RN: Baía Formosa e Caiçara do Norte, e será aplicado aos pescadores um questionários semiestruturados para coletar informações que permitam reconstruir os dados históricos de captura de 10 e 20 anos atrás, bem como para registrar as características de tecnologia da frota pesqueira.

Os dados históricos revelados pelos pescadores serão comparados à estatística pesqueira do Ibama, quando existente. Espera-se que com os resultados obtidos nos permitam verificar se a tecnologia da frota está associada a vulnerabilidade dos estoques, se os pescadores conseguem reconstruir o cenário de capturas condizente com o que existe registrado na estatística pesqueira, avaliando assim sua capacidade de inferir sobre oscilações na abundância dos estoques.

Estas informações contribuirão com a elaboração de um diagnóstico das explotações na costa e planejamento de manejo, bem como indicarão a habilidade e o potencial dos pescadores em contribuir com informações históricas, desde que usando o método aqui testado.

» Clique aqui e veja o artigo.

pontinhos_gds

baixe em pdf

pontinhos_gds

Pesca RN Pesca RN Pesca RN

Leave a comment

Your email address will not be shared or published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.